sexta-feira, 23 de julho de 2010

MINISTÉRIOS DA QAHAL



Funções ministeriais:
a) Shaliach – É o agente integrador da Qahal; deve reunir as características das outras seis categorias ministeriais. É responsabilidade do Shaliach zelar pela manutenção da doutrina original; organizar o trabalho da Qahal, de forma que os ministérios trabalhem harmonicamente e que os(as) discípulos(as) formem um só corpo entre si e com toda a liderança. Fica também como responsabilidade do Shaliach a expansão da Qahal até os confins da Terra. As Escrituras originais também nos mostram o Shaliach como Supervisor Geral da Confederação de Congregações.
OBS. - Só poderá exercer a função de Shaliach o Roech que preencher todos os requisitos da função, que for indicado pela Assembléia Geral da CICHAY e que receber sansão do Supervisor Geral da CICHAY.
Idade mínima: 30 anos, sendo 10 de ministério e 5 de Roech.
Fundamentação: Carta à Qahal de Éfeso 4:11; Shaliach MatiYah 10:7-8; Carta à Qahal de Roma 1:1
b) Navi – Este ministério não é um cargo mais sim, uma função. O profeta aponta os erros existentes na Qahal, nas religiões e na sociedade e, ao mesmo tempo, indica a solução de acordo com a Palavra de YAH. Uma Qahal só é profética se nela encontrarmos profetas autênticos, cheios da unção de Ruach haKodesh e firmes nos parâmetros originais.
Idade mínima: Não há
Fundamentação: Carta à Qahal de Éfeso 4:11; Atos dos Shalichim 3:21 a 25 e 11:28
a) Roech – A principal função do Roech é apascentar a Qahal, resgatada pelo sangue do Messias, Yashua, nosso Senhor. O homem separado para a função pastoral deve alimentar as ovelhas (discípulos e discípulas) com alimento puro dado pelo próprio Adon Yah: a Sua Palavra. O Shaliach Shaul resume a função pastoral com a seguinte orientação: “Pregues a Palavra, instes a tempo e fora de tempo, redarguas, repreendas, exortes, com toda a longanimidade e doutrina” (2 Timoteos 4:2).
Idade mínima: 25 anos, sendo 5 de ministério.
Fundamentação: Carta à Qahal de Éfeso 4:11; Shaliach Yahanam 10:11; Yrmiahu 3:15
b) Zaquem – Significa literalmente ancião, um homem da terceira idade, com uma larga experiência de vida. Desta forma, é inconcebível nomear e consagrar um jovem para esta função. O Zaquem deve ser o conselheiro do ministério, por sua experiência, por seus conhecimentos das Escrituras e, principalmente, por ser homem cheio do Ruach Chaim. Faz parte, também, de suas atribuições apascentar o rebanho, ministrar curas e supervisionar a Qahal local.
Idade mínima: 50 anos
Fundamentação: Titus 1:5-16; Yaakov 5:1;14; Keifa 5:1-4
e) Mevasser – É uma pessoa capacitada e comissionada por YAH para anunciar a Bessorah, as Boas Novas. Quando ele (ou ela) anuncia as Boas Notícias do Senhor Yashua, ocorrem sinais, curas, libertação, milagres; os transgressores são libertos, imersos em águas, e levados a receber a plenitude do Ruach de YAH. A função do Mevasser não é pastorear uma Qahal local, mas sim ganhar o máximo de vidas para o Senhor Yashua haMashiach. Se a Kahal estiver doente, a responsabilidade é do Roech, mas se estiver vazia, a responsabilidade é do Mevasser.
Idade mínima: 13 anos (após o Bar ou Bat Miztivah)
Fundamentação: Carta à Kahal de Éfeso 4:11; 2 Timóteo 4:5; Shaliach Luka 4:18.
f) Moreh – Sua principal função é ensinar a Torah de YAH. Os morehim são pessoas que têm o Dom de esclarecer, expor e proclamar a Êmet (Verdade) das Escrituras originais, com o objetivo de levar a Qahal à edificação plena. Deste forma, preserva-se a verdade e mantém-se a separação, sem a qual ninguém poderá ver a YAH. Uma pessoa não é Moreh apenas pela teoria que ela reúne, mas principalmente pelo que ela vive e testemunha.
Idade Mínima: Após o Bar ou Bat Miztivah
Fundamentação: Carta à Qahal de Éfeso 4:11-12; 1ª Timoteos 1:5; 2ª Timoteos 2:15.
g) Shanach – Tem a função de zelar, de cuidar da Beit Teflach e das reuniões da Qahal. Compete a ele (ou ela) realizar o trabalho social da forma das Escrituras e, também, “servir as mesas”, ou seja, organizar a reunião dos discípulos para que as demais funções de anúncio, ministração de louvor, ensino, curas e libertação... Possam ser executadas livre e organizadamente.
Idade mínima: Após o Bar ou Bat Miztivah
Fundamentação : Atos 6:1-7; Bereshit 2:18; 1ª Timoteos 3:8-10.

Cada componente do ministério deve ser conhecido e titulado pelo seu cargo e pela sua função. Desta forma, o Mevasser não deve ser chamado de Roech, nem de Zakem, nem de irmão, mas sim Mevasser; o Zaquem deve ser conhecido como Zaquem fulano de tal, e assim sucessivamente.

As funções de Shaliach, Roech e Zaquem são exclusivamentes masculinas por forças das Escrituras. Já as funções de Navi, Mevasser, Moreh e Shanach podem ser exercidas tanto por homens quanto por mulheres.

O Shaliach, o Zaquem e o Roech obrigatoriamente devem ser casados ou viúvos; e as suas esposas, automaticamente, serão suas auxiliares. Sendo assim, a esposa do Shaliach exerce a função de auxiliar de Shaliach , a esposa de Zaquem a função de auxiliar de Zaquem, a esposa de Roech a função de auxiliar de Roech.

2 comentários:

  1. Observe estes cargos e estas funções ministeriais da Qahal e compare-os com os seus correlatos na religião. Por que houve tando distanciamento do original?
    Responda rápido: a Qahal surgiu na Grécia, em Roma, na China, nos Estados Unidos, no Brasil ou em Yisrael? Qual era o idioma original dos seus líderes? Qual era a cultura? Para qual cidade o Senhor Yashua irá retornar?

    Estamos aguardando o seu comentário.

    ResponderExcluir
  2. Ola!
    Sou de Recife mas, moro atualmente em Ribeirão Preto, mais precisamente no Jardim Progresso/SP
    Gostaria de Saber receber material de apoio para a minha Teshuah
    Aguardo o vosso contato.

    Respostas:
    Em Ysrael
    Hebraico
    Yahudi Ysaraelit
    De onde Ele surgiu - Ysrael
    Atenciosamente: Milton Santana

    ResponderExcluir